Recuperando.Histórias

         Resgate e valorização da cultura capixaba

Castello - Origem, Emancipação e Desenvolvimento - 1702 a 2004

Afonso Cláudio
Há alguns anos que almejávamos escrever um livro resgatando as memórias do município de Castello. Passamos a guardar algumas fotos, pequenos registros jornalísticos e, principalmente, trabalhos já publicados sobre o assunto.Não seria um livro com características poéticas e muito menos acadêmicas, com teorias, gráfico, etc., e sim, um livro de resgate de parte da memória castelense e, em algumas ocasiões, narrativo.

Constatamos, maus uma vez, como que, com o tempo, perde-se a memória de um povo e de uma cultura. Muitos dados se perderam, com o desaparecimento natural das pessoas e parte dos arquivos públicos. O primeiro passo que deveríamos realizar seria sobre a escolha do pretendido na história. Feita esta etapa, que consistiria em resgatar a parte referente ao período da emancipação política de Castello, ocorrida a partir de 1928 até 2004, chegamos à conclusão da necessidade de levantarmos, igualmente, o período anterior a data citada, naquilo que fosse possível.

Surgem os primeiros problemas: ”já não existem mais”. O arquivo anterior a 1945, do município de Cachoeiro de Itapemirim, foi quase todo danificado por ocasião de uma grande enchente ocorrida naquela cidade, quando um barranco desabou sobre o prédio que abrigava os documentos históricos do município. A alternativa encontrada para resgate, de parte do período anterior a 1928, foi de fazer pesquisas junto ao APE – Arquivo Público Estadual do Espírito Santo, todos na cidade de Vitória, e ainda na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Galeria de Fotos Extras

  • Solar da família Ferreira Vieira

  • Casario da década de 30

  • Fazenda do centro(antes da recuperação)

  • Casa antiga da rua Maria Ortiz

  • Casario antigo. Década de 30

  • Casa onde morou o cineasta Ludovico Percisse

  • Casa do proprietário da Fazenda Fim do mundo, hoje pertencente a família de Cebolão Perim(Avelino)

  • Casarão na Vila Isabel
  • Hotel Mangueira(local onde foi realizado o almoço da emancipação política)

  • Casa da década de 30
Imagem de



Enviar Comentário

Comentários:

Maria Alice Pinheiro Furtado: “Meus parabéns pelo resgate importante da historia de Castelo, terra natal também de meus três queridos filhos!”
Liliajane Mallmann: “Parabéns pela iniciativa.É preciso resgatar,guardar e revelar a história .”
recuperando histórias © 2012
Enviar Comentário

Nome:    
Email:    
Comentário: